COMO LIMPAR SUA OBRA DE ARTE:
Uma obra/peça com sujidade tem sua beleza ofuscada, e é uma porta aberta aos microorganismos.
Cada material tem uma forma adequada de limpeza.
OBRA/PEÇA FEITA EM MADEIRA OU GESSO, PINTURA POLICROMIA.
Estátuas, imagens sacras, etc.:
Limpeza diária – Use pano macio/flanela limpo e seco., não use pano úmido, pois a água penetra na madeira/gesso causando desprendimento da pintura e causando trincas e ressecamento.
Os óleos, cremes podem até dar “brilho” mas, com a poeira/poluição do dia a dia forma se uma crosta, sendo um depósito de fungos, causando a deterioração da madeira/gesso.
Quando a obra/peça já apresenta acumulo de poluição, faça um “cotonete” um palito/churrasco com algodão na ponta e umedeça com água raz MINERAL (White spirit)e limpe o acúmulo da poluição/poeira dos cantinhos.
Fazendo esta limpeza periódica você prolongará os anos de sua obra.
Se sua obra estiver em estado precário “soltando partículas/cupins, oxidada” procure um especialista conservador restaurador, pois o mau manuseio e limpeza inadequada acarretará perdas irreversíveis.
PEÇAS OBRAS EM PORCELANAS CERÂMICAS.
Lave com detergente neutro e escovinha macia, enxágüe bem e deixe secar.
TELAS E QUADROS.
Limpar uma tela/quadro é tarefa das mais importantes, pois a limpeza/manuseio incorreto acarretará danos e perdas em sua obra.
Periodicamente tire sua tela da parede segurando a pela moldura ou chassi, apóia se num lugar seguro e incline a obra, passe um pincel limpo e macio num único sentido “de cima para baixo” no verso/reverso da obra. No reverso parte inferior, use aspirador doméstico na potência mínima para retirada da poeira que acumula entre a tela e o chassi pois, esta poeira acumulada, traz danos ao tecido da tela causando manchas, retendo umidade e proliferando microorganismos.Na parte da moldura/chassi, use pano limpo e seco.
As demais sujidades como: excrementos de insetos, verniz amarelado/oxidado,mofo,manchas, procure um especialista conservador restaurador que saberá que produto usar, conforme cada obra, pois ela é única e deve ser bem cuidada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário