domingo, 16 de outubro de 2011

CONSERVADOR/RESTAURADOR

Conservador/restaurador - Tem a missão fundamental de preservar os chamados bens culturais e obras de arte, ele trabalha com exemplares únicos e algumas ações no processo de restauração são irreversíveis., portanto, cabe a nós a responsabilidade de buscar a mínima intervenção e utilizar materiais reversíveis.

O QUE É RESTAURAÇÃO? Entende se por qualquer intervenção sobre a obra deteriorada ou danificada com a intenção de facilitar sua compreensão com o maior respeito possível pela sua estética, história e integridade física.
Antes de restaurar, isto é, intervir diretamente sobre o objeto, o restaurador deve ter em conta todas as possibilidades de conservação preventiva e, no caso de ser necessário o restauro, a sua intervenção deve limitar se ao estritamente necessário.
CONSERVAÇÃO PREVENTIVA - Consiste em ações dirigidas a retardar a deterioração e a prevenir futuros danos, inclui, manipulação, transporte, armazenamento e exposição dos objetos, iluminação, condições ambientais, incluindo limpeza.
CONSERVAÇÃO CURATIVA - É a ação direta efetuada sobre o objeto em tratamento com a intenção de atrasar ou resolver definitivamente qualquer tipo de deterioração sofrida.
TIPOS DE DETERIORAÇÃO - Existem fatores que iniciam ou aceleram a deterioração.
PROCESSO DEGRADAÇÃO FÍSICOS - São causados pelo clima, umidade, temperatura e pela luz natural e artificial.
PROCESSO DEGRADAÇÃO MECÂNICOS - São forças mecânicas produzidas por grandes fenônemos naturais, ou vibrações do subsolo devidas à proximidade de vias de tráfego intenso.
PROCESSO DEGRADAÇÃO QUÍMICOS E BIÓLOGICOS - São resultados de reações químicas que provocam a transformação da matéria. Ex. Oxidação dos vernizes e pregos que foram utilizados na obra., os biológicos são consequências do ataque de microrganismos, insetos/xilófagos ou ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário