terça-feira, 5 de setembro de 2017

Restauração dos vestidos das bonequinhas de porcelana.




Um pouco da história das bonecas de porcelana.
A porcelana teve origem na China durante a dinastia Tang. (618-907 ) os europeus tentaram fazer a porcelana chinesa mas, foram incapazes de analisar sua composição química., somente em 1707 eles os europeus, conseguiram fazer a sua porcelana.
A primeira fábrica de bonecas surgiu na Alemanha séc. XV criação de bonecas para fins comerciais.
A Alemanha, Inglaterra e França foram as maiores fabricantes de bonecas., onde a habilidade de artesãos eram muito requisitadas.
As bonecas foram criadas também para os adultos, recriando figuras da corte ou sociedade, vestidos à maneira da época.
No Brasil, a fábrica Renner foi fundada na déc. de  1950 em Porto Alegre/RS. eles trouxeram a técnica da Alemanha., bonecas com vestidos rendados, o tecido tule de algodão era mergulhado na barbotina (massa liquída da porcelana) moldava os vestidos, os babados, golas e mangas e levava aos fornos aprox. 800/1000 graus,  onde o tecido desaparecia, só ficando o aspecto da renda.
A fábrica brasileira Rebis foi fundada em 1956., também em Porto Alegre RS. Ambas foram fechadas. Como conservadora restauradora desenvolvi uma técnica de restauro dos tais rendados., também usando como suporte o tule, passando a dedos na tinta látex branco, esperando secagem à cada demão., no total de 10/12 demãos. Conseguindo a espessura aproximada do original das bonecas, faz o colorido do tule na última demão de látex, de acordo com a cor do rendado das bonecas. Corta do tamanho da camada do rendado e cola com cola adesiva instântanea. Faz se o acabamento dos rendados usando, cola branca, um pouco de gesso, látex com pigmento da cor da roupa original, passado com píncel.  Espera a secagem e passa o verniz spray por toda parte restaurada. Mais informação, passo à passo acesse o youtube: Cida Simões Restauração.