domingo, 22 de novembro de 2015

CONSERVAÇÃO E RESTAURO

Remonta à antiguidade preservar o patrimônio cultural de um povo.
Foram os Romanos os primeiros a ter a ideia de "preservar"., tb. o Cristianismo teve papel importantíssimo na forma de preservar e manter os espaços sagrados e religiosos.
Mais tarde com o Renascimento cria-se uma nova forma de preservação do patrimônio, através da sua apreciação, contemplação, e valorização do bem., surge também a questão de como restaurar esse patrimônio. Sempre existiu e existirá quem defende a tese de que as obras devem ser admiradas tal como se encontram e mante-las.  E por outro lado os que sustentam a teoria de que os bens devem ser completados quando apresentarem avarias e faltas, tentando dar-lhes as formas tidas como inicialmente.
Em Abril de 1972 surgiu A Carta do Restauro - Ministério de Instrução Pública do Governo da Itália.
Onde há instruções de Conservação e Restauração dos bens Culturais, móvel e imóvel.
Conceito e Princípios de Conservação:
Toda e qualquer intervenção de conservação e restauro deverá obedecer os princípios básicos, do respeito pelo original, mínima intervenção, usar produtos que poderão ser retirados sem danos à obra e compatíveis com o original,  respeitando o princípio da reversibilidade (materiais e técnicas)., o reconhecimento da intervenção tendo como princípio a leitura estética no seu conjunto e seu reconhecimento visual enquanto intervenção na obra.
Respeitando esses princípios com certeza faremos um trabalho como conservador e restaurador responsáveis.
Nesta tela do famoso pintor e escultor paulista Júlio Guerra - Santo Amaro (1912-2001); que chegou em minhas mãos bastante danificada, e que foi recuperada com todas os processos legítimos ao restauro. Segue fotos do estado de conservação de antes da intervenção e após., ficando um prazer muito grande de poder devolver a obra restaurada, para deleite das pessoas que admiram a arte!.








terça-feira, 10 de março de 2015

IMAGEM DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Imagem de Nossa Senhora das Graças, em gesso, bastante danificada faltando as mãos, que depois do restauro será novamente entronizada em seu Sagrado nicho. AVE  CHEIA  DE  GRAÇA...

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

TELA AVARIADA ACIDENTALMENTE.

"DETALHE" da tela do renomado pintor Durval Pereira, que foi rasgada acidentalmente.
Foi colada no verso com primal um pedaço de linho encolada e desfiado para sustentação.,
No anverso unido com cola de coelho os fios do suporte rasgado, e nivelando com gesso
di Bolonha e cola de coelho, repintura, aguarela e tinta para  restauro maimeri.